quinta-feira, 19 de março de 2009

Do meu Pai criei o gosto pela música clássica. Mas apesar da herança musical o meu gosto é o bocadinho diferente do dele. Digamos que gosto de Polifonia renascentista e Barroco, coisas que a ele não dizem nada. Alguns sinfónicos gosto de visitar como Sibelius, mas fujo de um Bruckner, de Shostakovich ou mesmo um Mahler, que me deprimem, mas não resisto a um Brahms, um Bartok, também a Schoenberg da Noite Transfigurada ou Gurrelieder. Ficou o gosto pelo piano e a música de câmara. Quanto a Wagner, fugimos os dois, e tem música tão bela, mas se calhar é demais para nós. A música é qualquer coisa que me acompanha desde que nasci, e o meu Pai dizia que eu adormecia ao som da Aida. Outra coisa que ele me fazia, era pôr-me determinados trechos de música para eu tentar adivinhar o que seria. Ainda hoje continuo a fazer este teste a mim mesmo: no outro dia estava a dar uma música na rádio, clarinete, depois ouvia-se orquestra ao de leve, um concerto supostamente, a linguagem parecia-me algo inglesa, tonal, mas não totalmente romântica, eis-me à beira do séc XX, penso em concertos para clarinete, e surge-me Finzi, e era, e eu não conhecia a música, claro. Não que adivinhar seja o mais importante, mas obriga-nos a dar atenção às características da música, a apreciá-la com um prazer culinário. O piano foi sempre o meu instrumento de eleição, sonho-me várias vezes a tocar piano, e um dia finalmente consegui aprender a tocar. Foi como se já tivesse estado a estudar desde tenra idade. A música é assim, quando faz parte de nós não há nada a fazer, está no nosso sangue em infinitas partituras. Obrigado Pai.

2 comentários:

  1. Pois é, que melhor prenda pode um pai receber neste dia - Dia do Pai!
    Melhor ainda poderá ser... dizer-lhe isto que agora acabei de ler.

    Beijos de uma "gata vadia"

    ResponderEliminar
  2. Na realidade esse gosto é uma herança intemporal.

    Continua a calar o silencio, com a tua musica!

    Abraço do "Fiel Vagabundo"

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.